Durante audiência pública realizada nesta quinta-feira, 17/09, na Câmara dos Deputados, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) defenderam em bloco que o Congresso Nacional restabeleça a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
Com a derrubada do diploma, nem mesmo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sabe ao certo qual será o critério de acesso à profissão. Solange Furtado, que participou da audiência pública representando o ministro do Trabalho Carlos Lupi, confirmou desconhecer se o MTE continuará concedendo registro profissional aos jornalistas brasileiros após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “A emissão de registros ficará suspensa até uma manifestação jurídica da Advocacia Geral da União ou a publicação do acórdão do STF”, afirmou.
Convidados a participar do debate, nenhum representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e do STF compareceu a audiência convocada pelos deputados Miguel Correa (PT/MG) e Iran Barbosa (PT/SE).
Exatamente 90 dias após a desastrosa decisão do STF, a ausência dos segmentos contrários ao diploma na segunda audiência pública promovida na Câmara dos Deputados – dessa vez nas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Legislação Participativa - foi alvo de críticas por parte do deputado Correa, do presidente do FNPJ, Edson Spenthof, do ex-presidente da FENAJ, Luis Carlos Bernardes, e do atual presidente da Federação, Sérgio Murillo de Andrade. “A ANJ e a ABERT, mais uma vez, desrespeitaram não só os jornalistas, mas o parlamento brasileiro. Eles não têm argumentos convincentes, por isso fogem do debate público”, avalia.
O vice-presidente da ABI, Tarcísio Holanda, que representava o presidente da entidade Maurício Azedo, classificou a decisão do STF de “espantosa”. “O sistema produtivo tem duas pontas: empregadores e empregados, e o STF atribuiu a uma dessas pontas (patrões) o poder de exigir quem vai ou não ter diploma. É uma decisão espantosa porque a exigência do diploma está amparada na Constituição em todos os sentidos”, disse.
A mesma posição foi defendida pelo advogado Osvaldo Pinheiro Ribeiro Júnior, representante do presidente da OAB, Cezar Britto. Ribeiro também defendeu a obrigatoriedade do diploma, prevista no inciso V do artigo 4º do decreto lei 972/69, trecho da regulamentação profissional dos jornalistas que o STF considerou não ter sido acolhido pela Constituição Federal de 1988.
Para ele, o STF errou ao fazer uma interpretação restritiva e não sistêmica do artigo 220 da Constituição, que diz que nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social. Para reforçar o entendimento, Ribeiro lembrou que a própria Constituição, em seu parágrafo 5º, diz que é livre o exercício de qualquer profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. “O STF pecou ao fazer uma interpretação isolada do artigo 220”, afirmou.
Para Edson Spenthof, a interpretação do STF também não foi correta. “O jornalismo foi julgado pelo que ele não é”, afirmou, explicando que a atividade profissional do jornalismo não constitui exercício da manifestação do pensamento do jornalista, como interpretaram os ministros do STF, mas a mediação das opiniões em disputa na sociedade. “O STF confundiu o jornalista com a sua fonte: o cidadão. Este, sim, opina, mas através do trabalho do jornalista. Se jornalismo é opinião, quem garante o direito fundamental do cidadão de receber informação de qualidade?”, questionou.
Spenthof entende que a decisão do STF foi ineficaz do ponto de vista de assegurar ao cidadão o direito de expressar livremente suas opiniões. “O que se pretende há mais de 200 anos é por fim a censura e permitir o acesso de diversas vozes sociais no espaço público, e não dar um microfone a cada cidadão. Como os 180 milhões de brasileiros vão ter acesso à mídia? É essa pergunta o STF tem que responder ”, completou.
No batente desde a década de 50, o jornalista Tarcísio Holanda teme que a queda do diploma comprometa a qualidade do jornalismo no Brasil. “Antes da obrigatoriedade do diploma as redações eram apinhadas de profissionais despreparados intelectualmente. O diploma foi importantíssimo para qualificar os profissionais de conhecimentos teóricos e técnicos”, constatou o vice-presidente da ABI.
“Respeitamos o Supremo. Mas neste caso, o STF errou feio. Cabe agora ao Congresso Nacional reparar esse erro”, resumiu Sérgio Murillo de Andrade, defendendo a aprovação das propostas de emenda constitucional (PECs) que tramitam na Câmara e no Senado com o objetivo de restabelecer a obrigatoriedade do diploma como critério transparente e democrático de acesso a profissão de jornalista.
O Deputato Paulo Pimenta (PT/RS), autor da PEC que tramita na Câmara, também participou sessão e antecipou aos dirigentes da FENAJ que acredita que uma mudança na Constituição deixando claro que não há contradição entre o diploma e o direito à expressão deve ser acolhida não só pelo Congresso mas também pelo STF. O deputado participou de audiência nesta quarta-feira, 16/09, com o ministro do STF, Carlos Ayres Britto. "Pretendo conversar com os 11 ministros", informou o parlamentar.
Notícia retirada do site da Federação Nacional dos jornalistas
http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=2807
terça-feira, 22 de setembro de 2009
domingo, 30 de agosto de 2009
Os quase 51 anos de Michael Joseph Jackson.

Eu estava assistindo a MTV quando começou o programa "Especial MTV".
Como hoje o Rei do Pop completaria 51 anos de idade, é óbvio que a Music Television iria fazer cobertura sobre a vida do astro.
era bem o que eu imaginava mesmo, vídeos, clips, infância, carreira e blá blá blá.. aquilo que todos já ouvimos sobre o Michael. Mas o que achei legal foi a participação de amigos bem chegados do M. Jackson, falando sobre sua vida fora dos palcos.
Pelo que foi dito, Michael era uma pessoa bastante humilde, apesar de ter sido a grande celebridade que foi. Começando pelo Diddy, o mesmo declarou a simpatia e humildade que o rei havia.
O Diddy falou que o Jackson chegou de surpresa em uma de suas festas, suas grandes e badaladas festas, onde só entra quem é convidado. Nessa festa estavam vários artistas, como Beyoncé, o casal Beckham, Will Smith entre outros, quando o chamaram na porta dizendo que o Michael queria entrar. Ele confessou que nessa hora pensou que fosse brincadeira, mais uma arrumação do Punk'd(programa que prega pegadinhas com os artistas), e novamente o disseram que o Michael estava na porta. Então ele resolveu ir a porta,e ao chegar lá, o Michael o perguntou se poderia entrar na festa dele. Ele pensou: "O Rei do Pop PEDINDO pra entrar em minha festa?! Não acredito." E o astro entrou.
Logo depois que entrou, elogiou a festa do Diddy, e perguntou pela Beyoncé, que na época tinha acabado de lançar "Crazy in Love", sucesso desde já em todo mundo.
- Cadê a Beyoncé? Tenho vontade de conhecê-la.
E foi até a Diva cumprimentá-la e lá mesmo ficou dançando junto com ela,
e por fim disse que tinha adorado a festa, e declarou esperar convites do Diddy para participar de mais festas.
o Diddy finalizou a declaração falando que Michael era sensacional, não apenas como artista mais como pessoa, de uma simpatia singular.
Já o Akon disse pensar que conversar com Michael fosse difícil, pensava que ele fosse pouco comunicativo, reservado, sem muitas intimidades.. e disse se surpreender quando o conheceu:
" Quando conheci o Mike, foi engraçado. Olhei para ele e disse: Lá vem!. E ele veio mesmo
Já chegou pra mim dizendo "E aí cara" e perguntando se eu gostava cinema.Como gosto bastante de cinema como ele também gostava, logo tivemos muito o que conversar. Ele me perguntou: Sei de um cinema com tecnologia 4D, vamos lá? Akon então respondeu: -Vamos.. E o Michael completou:Então vamos amanhã. O Akon pensava então que o Michael teria reservado o cinema ou eles entrariam pelos fundos, mas eles foram ao cinema a tarde com o Rei parecendo um árabe com seu disfarçe. Declarou ainda ter sido muito divertido o passeio deles, e percebeu que Michael era uma pessoa adorável.
~~>LADO SOLIDÁRIO.
Kendy, quem o ajudava nas produções disse: "-Ele tinha o coração maior do mundo. Pensava em melhorar sempre alguma coisa por onde passava. Uma vez ele foi a um orfanato na Romênia, e disse pra mim: Vamos trazer mais camas, fazer mais quartos, trazer mais pessoas pra cuidar das crianças, vamos transformar esse lugar em 24 h. E assim foi feito, o Jackson fez dessa forma, e assim fazia por onde passava.
Não é à toa que ele está no Guiness Book como o "Star" mais caridoso do mundo.
Sua vida nunca nos foi muito revelada, mas tenhamos na lembrança não apenas o GRANDE E INIGUALÁVEL artista que ele foi, mas também o Michael como pessoa. A eterna criança, a grade genuidade, o grande HOMEM.
Michael Jackson
1958 - 2009.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Intercom Nordeste 2009 Teresina- PI

Aaaiii, coisa boa é conhecer gente nova e bacana xD
Pense numa viagem boaaa, a primeira da Fac São' em que participo.Expectativas superadas ^^, povo gente boaaa demais.. !
Lembrando a viagem num todo, a diversão e curtição do povo,
só posso dizer que valeu muito a penaaa, conheci pessoas novas, e CONHECI gente que já conheciaa xD
Agora falando particularmente do congresso e do lugar que foi feito o congresso, não posso dizer que superou minhas expectativas,
O congresso foi "bonzinho".. não sei se tava esperando muito, mas pensei que fosse bem melhor.
Teresina.. bem, Teresina é bem arrumadinho, sem sujeira, sem nada.. mas tem um grande problema: acho que as pessoas de lá não cultivam relações interpessoais.Parece que só vivem pra trabalhar e dormir, sem ter 'aquela proximidade e afetividade que o maranhense tem "). Por isso, meu maranhaozinho, eu te amo! hshsahsahahs
Acho que todo mundo percebeu essa diferença né. ^^
Mas nada derrubou nosso pique!
Agoraaa, é só esperar e se preparar pro congresso em setembro,
e que venha Curitibaaaa !
sábado, 18 de abril de 2009

É ridículo permancer calado com a injustiça espalhada pelo estado do MA.
Desde muitos tempos nosso estado está sob o domínio dos Sarney, e mais uma vez, eles tentam de qualquer jeito manter-se firmes em relação a esse domínio.
E o revoltante é que a população não teve direito de opinião/decisão pra quem deseja(ou não) que governe o estado!
A cassação de Jackson Lago. Foram descobertos desvios de dinheiro e fraudes feitos por Jackson.. assim foi feita a cassação, o pior é que não nos deram direito de opinar sobre isso.
Cadê o respeito a constituição que diz que a vontade do povo é soberana?!?! Isso nã vale pro MA? O MA é tão insignificante a esse ponto, que os Sarney mandam e desmandam no estado?
Lembrando que essa postagem não faz defesa a Jackson Lago, nem tira a culpa dos desvios e fraudes, o que estou protestando aqui é o total DESRESPEITO à vontade do povo.
Nos outros estados, quando acontece a cassação do governador é feita uma nova votação,
com a participação da população.. é o que chamamos de DEMOCRACIA.Mas no MA o negócio foi diferente:cassaram o governador Jackson Lago e sem respaudo nenhum foi feita a admissão e posse de Roseana Sarney(claro que não pelo povo!).
O engraçado(e revoltante) é que os canais de comunicação, a mídia estão passando uma imagem de Roseana como Rainha, "Guerreira"
Guerreira é uma ova! Não estamos falando da vida pessoal da mulher, e sim da competência política.Estão fazendo uma apelação emocional pra tentar nos confundir! Se é pra admirar alguém por ser guerreira e ter vencido as batalhas da vida, eu vou me autoadmirar então.
A cobertura da TV do MA é em torno do "apoio" dado a Roseana, e blá blá blá.. aparece até bumba-meu-boi se apresentando em homenagem a RosENGANa.O que eles não esperavam é que fosse feita uma cobertura NACIONAL da revolta do povo! TOMAAAAAAAAAAAA
Agora a mídia maranhense chama o protesto popular de "baderna".Desde quando a luta da população é baderna!?!
XÔ ROSENGANA!! tua volta NÃO é bem vinda!
sexta-feira, 10 de abril de 2009
O que é, o que é - Gonzaguinha
Viver e nao ter a vergonha de ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e sera
Mas isso nao impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita!
E a vida? E a vida o que é, diga la, meu irmao?
Ela é a batida de um coracao?
Ela é uma doce ilusao?
Mas e a vida? Ela é "maravida" ou é sofrimento?
Ela é algria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmao?
Ha quem fale que a vida da gente é um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem da um segundo.
Ha quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor
Voce diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada nao é, e o verbo é sofrer!
Eu só sei que confio na moca
E na moca eu ponho a forca da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser.
Sempre desejada por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte, só saude e sorte!
E a pergunta roda e a cabeca agita
E eu fico com a pureza das respostas das criancas:
É a vida! É bonita e é bonita!
Viver e nao ter a vergonha de ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e sera
Mas isso nao impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita!
E a vida? E a vida o que é, diga la, meu irmao?
Ela é a batida de um coracao?
Ela é uma doce ilusao?
Mas e a vida? Ela é "maravida" ou é sofrimento?
Ela é algria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmao?
Ha quem fale que a vida da gente é um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem da um segundo.
Ha quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor
Voce diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada nao é, e o verbo é sofrer!
Eu só sei que confio na moca
E na moca eu ponho a forca da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser.
Sempre desejada por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte, só saude e sorte!
E a pergunta roda e a cabeca agita
E eu fico com a pureza das respostas das criancas:
É a vida! É bonita e é bonita!
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Oiee,
aaii... semana de provas chegando.. e o medo também ahhas
A prof de Produção ainda fez o favor de passar um trabalho do tamanho DO MUNDO pra gente fazer.. ¬¬' mereço.
Agora a gente vai se virar pra fazer o trabalho e estudar para as provas, sem contar nas outras atividades fora da facul. Eu pelo menos, tenho curso e auto escola.. e por falar em auto escola, não aguento mais (¬¬), tá me dando um cansaço imenso em estar há mais de três meses nas auças práticas.. falta de tempo é fogo.
Tô vendo como vou fazer pra concretizar tudo que tenho que fazer..
mas eu vou conseguir, creio eu.. rsrs
Vou ficando por aqui,
PS: Depois eu deixo o artigo que eu prometi anteriormente
bjos!
aaii... semana de provas chegando.. e o medo também ahhas
A prof de Produção ainda fez o favor de passar um trabalho do tamanho DO MUNDO pra gente fazer.. ¬¬' mereço.
Agora a gente vai se virar pra fazer o trabalho e estudar para as provas, sem contar nas outras atividades fora da facul. Eu pelo menos, tenho curso e auto escola.. e por falar em auto escola, não aguento mais (¬¬), tá me dando um cansaço imenso em estar há mais de três meses nas auças práticas.. falta de tempo é fogo.
Tô vendo como vou fazer pra concretizar tudo que tenho que fazer..
mas eu vou conseguir, creio eu.. rsrs
Vou ficando por aqui,
PS: Depois eu deixo o artigo que eu prometi anteriormente
bjos!
quinta-feira, 26 de março de 2009
Jornalismo e Direitos Humanos
~> Fórum da facul !24 a 26 de março
3 dias.. sem aula, só palestra e oficinas
Não foi láááááá essas coisas, mas não deixou de ter sido importante ;)
O primeiro dia foi o dia da expectativa, primeiro fórum.. vamu prestar bastante atenção, assim pensei!
Mas eis que surge um palestrante (bastante inteligente, por sinal) que não sei o que foi, mas acho que ele tem problemas de dicção, aí desaminou tudo :X
Segundo dia, o desânimo do 1º dia.. então a idéia foi passar a palestra toda do lado de fora,
bem na cantina, conversando.
Terceiro e último dia, aaahhh! salvamos o fórum.. HAHA . Dia da oficina de Jornalismo e Preconceito Linguístico (interessantíssiiiiiiima). Ah, como eu gosto disso! Embora não tenha havido muitas discussões a cerca desse tema, até mesmo por causa do tempo(ou falta de tempo), foi bem legal!
Vimos a questão das variações linguísticas,e o Jornalismo em volta disso.Gostei mesmo!
Nessa oficina, conseguimos defender a ideia de que jornalismo não é sinônimo de aparecer em rede nacional.. é bem mais que isso, é pesquisar, é analisar, é criticar, é criar, é ESTUDAR.
E isso chama muito minha atenção.
O palestrante Carlos Juliano deixou umas ideias bem legais pra gente,
dentre elas, a criação de uma pauta, um artigo falando sobre o que debatemos na oficina,
CRIAR. é uma boa !
Vou tentar encontrar alguns textos falando de preconceito linguístico, e tudo mais..
depois essa pessoa que vos fala deixará alguma coisa a esse respeito!
Um beijo, até a próxima. ;)
3 dias.. sem aula, só palestra e oficinas
Não foi láááááá essas coisas, mas não deixou de ter sido importante ;)
O primeiro dia foi o dia da expectativa, primeiro fórum.. vamu prestar bastante atenção, assim pensei!
Mas eis que surge um palestrante (bastante inteligente, por sinal) que não sei o que foi, mas acho que ele tem problemas de dicção, aí desaminou tudo :X
Segundo dia, o desânimo do 1º dia.. então a idéia foi passar a palestra toda do lado de fora,
bem na cantina, conversando.
Terceiro e último dia, aaahhh! salvamos o fórum.. HAHA . Dia da oficina de Jornalismo e Preconceito Linguístico (interessantíssiiiiiiima). Ah, como eu gosto disso! Embora não tenha havido muitas discussões a cerca desse tema, até mesmo por causa do tempo(ou falta de tempo), foi bem legal!
Vimos a questão das variações linguísticas,e o Jornalismo em volta disso.Gostei mesmo!
Nessa oficina, conseguimos defender a ideia de que jornalismo não é sinônimo de aparecer em rede nacional.. é bem mais que isso, é pesquisar, é analisar, é criticar, é criar, é ESTUDAR.
E isso chama muito minha atenção.
O palestrante Carlos Juliano deixou umas ideias bem legais pra gente,
dentre elas, a criação de uma pauta, um artigo falando sobre o que debatemos na oficina,
CRIAR. é uma boa !
Vou tentar encontrar alguns textos falando de preconceito linguístico, e tudo mais..
depois essa pessoa que vos fala deixará alguma coisa a esse respeito!
Um beijo, até a próxima. ;)
segunda-feira, 16 de março de 2009
Início de Conversa =)
Olá!
Muito prazer, Lene.
É bom saber que tenho onde formular e compartilhar idéias..e etc
Na vida a gente tem que botar a cabeça pra funcionar, né
E foi exatamente isso que ficou bem claro para mim hoje
Formular, compartilhar, convencer, criticar..
CONHECER!
.. expressar-se!
De repente meu deu vontade de fazer um blog, sei lá
Não sei se vou continuar por muito com 'saco' pra blog
(porque geralmente a gente fica eufórico, mas depois passa)
Mas....
Bom, a gente tenta colocar mais coisas aqui
Porque realmente eu tenho sede e fome de me comunicar
Essa foi boa --' hehehe
No mais... tudo bem
Sejam bem vindos ao meu lugar ;]
Muito prazer, Lene.
É bom saber que tenho onde formular e compartilhar idéias..e etc
Na vida a gente tem que botar a cabeça pra funcionar, né
E foi exatamente isso que ficou bem claro para mim hoje
Formular, compartilhar, convencer, criticar..
CONHECER!
.. expressar-se!
De repente meu deu vontade de fazer um blog, sei lá
Não sei se vou continuar por muito com 'saco' pra blog
(porque geralmente a gente fica eufórico, mas depois passa)
Mas....
Bom, a gente tenta colocar mais coisas aqui
Porque realmente eu tenho sede e fome de me comunicar
Essa foi boa --' hehehe
No mais... tudo bem
Sejam bem vindos ao meu lugar ;]
Assinar:
Postagens (Atom)